_CSS9707.JPG
Comunicado de Imprensa

O presidente Oaks exorta os jovens adultos a ter bom ânimo ao enfrentarem seus desafios

O apóstolo fala sobre o plano de felicidade estabelecido por Deus, a importância do casamento, o amor de Deus, Suas leis, e sobre a necessidade de termos uma fé duradoura em Cristo

O presidente Dallin H. Oaks, da Primeira Presidência de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, exortou os jovens adultos em todo o mundo a manter uma perspectiva eterna ao viverem os ‘tempos estressantes’ de hoje.

Apesar dos desafios que os jovens adultos enfrentam, o apóstolo disse que eles podem “[ter] bom ânimo” porque Jesus Cristo “venceu o mundo” e nós “também podemos fazer isso”.

“Lembrem-se,” acrescentou o presidente Oaks, “o plano de nosso Pai Celestial é um plano de felicidade”.

O primeiro conselheiro na Primeira Presidência estava acompanhado de sua esposa, Kristen, durante o devocional, que foi transmitido mundialmente do Teatro do Centro de Conferências na Praça do Templo, em Salt Lake City, Utah, no domingo, dia 21 de maio de 2023.

“Quaisquer que sejam nossas próprias variações na diversidade das criações de nosso Pai Celestial, Ele ama a todos nós e tem lugar para todos em Seu plano perfeito de felicidade”, disse o presidente Oaks. “Demonstramos nosso amor por Ele ao guardar Seus mandamentos, inclusive o amor por Seus filhos.”

O presidente Oaks expressou preocupação com o grande número de pessoas que não são casadas ou que estão decidindo não ter filhos, bem como com a crescente idade na qual homens e mulheres santos dos últimos dias decidem se casar. Ele reconheceu o papel que a escassez de lares e o surgimento das dívidas dos alunos desempenham nessas decisões.

Mesmo assim, ele incentivou os jovens adultos a “[seguir] adiante com fé” porque “o casamento é fundamental para o propósito da vida mortal e o que se segue”. Ele e a irmã Oaks incentivaram os jovens adultos a namorar e a ter filhos — e a se lembrarem dos exemplos dos primeiros santos dos últimos dias.

“Nossos pioneiros deixaram suas casas e pertences para trazer suas famílias para a segurança espiritual nas montanhas do Oeste”, disse ele. “Hoje, exortamos vocês a não deixarem a segurança espiritual e familiar para obterem bens materiais.”

 
“Se vocês estão perdendo tempo esperando por uma perspectiva de casamento”, disse a irmã Oaks para as mulheres na congregação, “parem de esperar e comecem a se preparar. Preparem-se para a vida — por meio da educação, experiência e do planejamento. Não esperem que a felicidade seja imposta a vocês. Procurem oportunidades de serviço e aprendizado. Mais importante ainda, confiem no Senhor.”

O presidente Oaks, então, dirigiu algumas de suas palavras aos alunos que frequentam o ensino médio. Ele reconheceu as lutas de sua geração contra a ansiedade, as drogas e as mídias sociais. Ele compartilhou uma parte de uma carta que recebeu de uma moça sobre disforia de gênero.

“Eu realmente não entendo por que tantos jovens em nossa igreja não veem nenhum problema em pessoas mudando de gênero dia sim, dia não, namorando pessoas que são do mesmo sexo ou se identificam como sem gênero”, escreveu a moça. “Sei que devemos amar a todos e demonstrar respeito, e sempre faço isso. Eu sinto que estamos cruzando uma linha.”

O presidente Oaks respondeu citando a maneira como Jesus equilibra Seu amor ao enfatizar a importância da lei em João 8, no Novo Testamento. Quando os líderes religiosos da época levaram uma mulher até ele para ser julgada por adultério, Jesus respondeu: “Aquele que dentre vós está sem pecado, seja o primeiro que atire pedra contra ela”. Posteriormente, Jesus aplicou o poder do amor recusando-se a condená-la e afirmou a lei, dizendo que ela “não [deveria pecar] mais”.

https://media2.ldscdn.org/assets/worldwide-devotionals/worldwide-devotional-for-young-adults-may-2023/2023-05-1010-stand-for-truth-1080p-eng.mp4?download=true

O presidente Oaks exortou os jovens a viver os mandamentos do amor e da lei de modo mais completo. “Qualquer um que não trata as pessoas que enfrentam desafios de identidade de gênero com amor e dignidade não está alinhado com os ensinamentos do primeiro e do segundo mandamentos. Assim, no que diz respeito à lei de Deus, precisamos lembrar que Deus revelou repetidas vezes que criou macho e fêmea. E quanto ao nosso dever de amar o próximo, precisamos lembrar que Deus nos ordenou amar até mesmo aqueles que não guardam os mandamentos.

Se você, um membro de sua família, ou um amigo está lutando com essas questões de confusão de identidade”, ele continuou, “exorto-o a aplicar tanto a lei do evangelho quanto o amor e a misericórdia de nosso Salvador e Redentor, que o ajudará e o guiará se você andar pacientemente em Seus caminhos.”

Para aqueles que têm atração por pessoas do mesmo sexo, o presidente Oaks ensinou que Deus ama cada uma de Suas criações e tem um lugar para todos no plano divino de felicidade.

O presidente Oaks também citou os ensinamentos do presidente Russell M. Nelson sobre tomarmos cuidado a respeito de como nos rotulamos.

“Nenhum identificador deve remover, substituir ou ter prioridade sobre essas três atribuições duradouras: ‘filho de Deus’, ‘filho do convênio’ e ‘discípulo de Jesus Cristo’”. Qualquer identificador que não seja compatível com essas três atribuições básicas acabará por decepcioná-los. Outros rótulos vão desapontá-los com o tempo porque não têm o poder de conduzi-los à vida eterna no reino celestial de Deus.”

De acordo com o presidente Oaks, o que realmente tem poder para nos levar à vida eterna são os convênios.

“Uma vez que tivermos feito um convênio com Deus”, ele disse, citando mais uma vez o presidente Nelson, “nosso relacionamento com Ele se torna muito mais próximo do que antes do convênio.  Agora estamos unidos. Por causa de nosso convênio com Deus, Ele nunca Se cansará de procurar nos ajudar, e nunca esgotaremos Sua paciência misericordiosa para conosco. Cada um de nós tem um lugar especial no coração de Deus.”

Para concluir, o presidente e a irmã Oaks incentivaram os jovens adultos a buscar e confiar em Deus para obter orientação.

“Olhem para Deus e vivam”, disse a irmã Oaks. “Observem as palavras proferidas esta noite, as palavras de nosso profeta, as escrituras, o plano de salvação e sua bênção patriarcal. Orem e o Senhor estará com vocês. Isso não significa que nenhum de nós sairá ileso, mas significa que não estaremos sozinhos e seguiremos adiante guiados e protegidos do mal ao nosso redor.”

“[Busquem] diligentemente conhecer Jesus Cristo, sentir Seu amor, ter fé Nele e em Sua orientação amorosa ao longo do caminho do convênio para nosso destino eterno”, disse o presidente Oaks.

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.