Comunicado de Imprensa

Presidência geral da Primária apresenta novos recursos para crianças e jovens

‘Preparar as crianças para uma vida no caminho do convênio de Deus’ contém guias de discussão para pais, e lições do quinto domingo para professores da Primária

Father-son-outdoors-laughing
Father-son-outdoors-laughing
Pai e filho passam tempo juntos ao ar livre. A presidência geral da Primária anunciou recentemente novos recursos para pais e líderes da Primária, para ajudarem crianças e jovens a compreenderem as bênçãos e os privilégios de fazermos e guardarmos convênios sagrados.2022 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

 
Como pais e líderes da Primária podem preparar as crianças para o batismo e a confirmação da melhor maneira? Ensiná-las sobre a importância do sacramento? Ajudá-las a compreenderem o poder do sacerdócio e as bênçãos do templo?

A presidência geral da Primária anunciou recentemente [em inglês] dois novos recursos para pais e líderes da Primária para ajudarem crianças e jovens a compreenderem as bênçãos e os privilégios de fazermos e guardarmos convênios sagrados.

Para os professores da Primária, “Preparar as crianças para uma vida no caminho do convênio de Deus” é uma série de atividades de aprendizado que podem ser utilizadas no quinto domingo, a partir de 2023. Este recurso pode ser encontrado no apêndice do manual “Vem, e Segue-me — Primária: Novo Testamento 2023”.

Para os pais, “Preparar seus filhos para uma vida inteira no caminho do convênio de Deus” é uma série de guias de discussão para fomentar conversas sobre os convênios de maneira normal e natural. Este recurso pode ser encontrado no apêndice do manual “Vem, e Segue-me — Estudo Pessoal e Familiar: Novo Testamento 2023”.

Susan H. Porter, presidente geral da Primária, disse: “Nossa esperança é que, com a ajuda de pais e professores da Primária, as crianças passem a compreender e desejar viver os convênios que fazem com o Pai Celestial quando são batizadas — e anseiem trilhar o caminho do convênio com o Salvador durante toda sua vida.”

 
Atividades de aprendizado para professores da Primária

Nos meses com cinco domingos, os professores da primária têm a opção de substituir o cronograma de ensino do “Vem, e Segue-me” no quinto domingo, por uma ou mais das atividades de aprendizado do caminho do convênio.

Primary-General-Presidency
Primary-General-Presidency
A presidência geral da Primária, da esquerda para a direita: Amy Wright, primeira conselheira; presidente Susan H. Porter; e Tracy Y. Browning, segunda conselheira.2022 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

“Preparar as crianças para uma vida no caminho do convênio de Deus” para professores da Primária inclui seções sobre os seguintes tópicos:

  • Princípios e ordenanças do evangelho de Jesus Cristo
  • Batismo
  • Confirmação
  • O sacramento
  • Poder, autoridade e chaves do sacerdócio
  • O templo e o plano de felicidade

A presidente Porter disse: “Esta é uma oportunidade maravilhosa para os professores da Primária escolherem, entre os materiais disponíveis, o que será mais apropriado para a faixa etária que ensinam, ou para aquilo que os membros da classe estiverem se preparando para fazer.”

Por exemplo, uma ideia para ajudar as crianças a aprenderem sobre o poder, a autoridade e as chaves do sacerdócio é convidá-las a pensarem em algo que tenha que ser aberto com uma chave, como um carro ou uma porta, e discutir o que aconteceria se elas não tivessem a chave. Leia Doctrine e Covenants 65:2 com a classe e compartilhe o testemunho da importância das chaves do sacerdócio.

“Estes recursos podem ajudar nossas crianças a entenderem o que Presidente [Russell M.] Nelson ensinou aos adultos, sobre o poder do sacerdócio por meio dos convênios — isto se aplica até mesmo às crianças quando elas são batizadas”, disse a presidente Porter.

Primary-children-listen
Primary-children-listen
Crianças na Primária escutam seu professor.2022 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

 
Guias de discussão para os pais

“Preparar seus filhos para uma vida inteira no caminho do convênio de Deus”, para pais, inclui os seguintes tópicos:

  • Batismo e confirmação
  • Ensinar seus filhos sobre o sacerdócio
  • Ir ao templo — batismos e confirmações pelos mortos
  • Receber uma bênção patriarcal
  • Ir ao templo — a investidura
  • Servir uma missão
  • Ir ao templo — selamento

A irmã Amy A. Wright, primeira conselheira na presidência geral da Primária, disse: “Este é um recurso para capacitar e apoiar as famílias em sua sagrada responsabilidade de preparar as crianças para sua jornada no caminho do convênio. Ele os convida a interagirem e ensinarem seus filhos, de maneira normal e natural, em conversas e atividades que já estão realizando como família.”

Por exemplo, uma ideia para preparar crianças e jovens para servirem missão é ajudá-los a se sentirem à vontade para conversar com outras pessoas. Pergunte: “Quais são algumas boas maneiras de iniciarmos uma conversa?” Incentive-os a aprenderem como ouvir o que as outras pessoas dizem, compreender o que elas sentem e compartilhar as verdades do evangelho que podem abençoá-las.

A irmã Wright disse que, este guia de discussão, também pode ser um recurso para irmãos e irmãs ministradores, designados a famílias que têm crianças que estão se preparando para o batismo, ou famílias que estão se preparando para serem seladas no templo.

“O conteúdo do guia pode ser personalizado, de acordo com as necessidades de cada família, e onde elas se encontram no caminho do convênio, e acho que essa é a beleza disto”, disse ela. “É uma maneira de iniciar uma conversa e lhes dá a confiança para seguirem em frente.”

Mother-son-temple
Mother-son-temple
Uma mãe e seu filho sentados na frente de um templo.2022 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

 
Como utilizar este guia?

Recentemente, enquanto a irmã Tracy Y. Browning, segunda conselheira na presidência geral da Primária, lia o novo guia de discussão para pais sobre o caminho do convênio, ela se sentiu inspirada a conversar com seu filho de 16 anos sobre um dos tópicos: receber uma bênção patriarcal.

O guia de discussão inclui sugestões simples para ajudar crianças e jovens a compreenderem o significado das bênçãos patriarcais e se prepararem para recebê-las.

“Foi uma conversa muito doce”, disse a irmã Browning a respeito de conversar com seu filho sobre bênçãos patriarcais. “Uma das coisas que me impressionou foi quando ele disse: ‘Sabe, tenho ouvido muito sobre isso ultimamente e também tenho pensado a respeito.’ (…)

“Como mãe, ter os recursos que me permitiram descobrir como ter esta conversa, de maneira natural em minha casa, foi uma grande bênção. (...) Este recurso realmente pode ser útil para qualquer pessoa que esteja procurando encontrar uma maneira de falar sobre isto.”
 

Recursos ‘para todos’

A irmã Browning disse que cada um dos tópicos do guia de discussão para pais, assim como as atividades de aprendizado para professores da Primária, “mencionam uma conexão alegre com nosso Salvador Jesus Cristo”.

“Espero que, à medida que famílias e líderes utilizem tais recursos, eles consigam ver e compreender que viver nossos convênios e trilhar o caminho do convênio com nosso Salvador é algo que traz alegria — uma alegria que não encontraremos em nenhum outro lugar”, disse a irmã Browning.

“Estes recursos são para todos”, acrescentou a presidente Porter. “Adoro os lembretes sobre os convênios que fiz no batismo, e eles informam como partilho do sacramento. Temos uma Igreja maravilhosa de conversos — todos nós somos conversos — e podemos ser lembrados destes belos convênios com o Pai Celestial que nos direcionam a Jesus Cristo.

“Presidente Nelson nos prometeu que, se guardarmos esses convênios, poderemos ter acesso ao poder de Jesus Cristo em nossa vida. Portanto, acredito que todos nós podemos nos beneficiar com estas discussões.”

A presidente Porter postou um vídeo em sua rede social [em inglês] na sexta-feira, 28 de outubro, apresentando estes recursos e como encontrá-los.

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.