Comunicado de Imprensa

Presidente Thomas S. Monson falece aos 90 anos

Thomas S. Monson, Presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, faleceu na noite do dia 2 de janeiro, às 22h01 (horário de Salt Lake City, madrugada do dia 3 no Brasil) em seu lar em Salt Lake City. Ele estava com sua família no momento em que faleceu. Ele morreu aos 90 anos devido à incidentes causados pela idade.

O Presidente Monson, que serviu como Presidente da Igreja desde fevereiro de 2008, deixa um legado de serviço e boas obras. O sucessor será escolhido formalmente pelo Quórum dos Doze Apóstolos da Igreja após o funeral do Presidente Monson.

 

Para mais de 16 milhões de membros da Igreja no mundo inteiro, o Presidente Monson foi um exemplo de alguém que seguiu Jesus Cristo. Ao servir em importantes cargos de liderança da Igreja ao longo da vida, ele também ministrou sem alarde a milhares de pessoas em lares, hospitais e asilos. “Nunca permitam que um problema a ser resolvido se torne mais importante do que uma pessoa a ser amada”, ensinou o Presidente Monson.

Durante sua presidência, o número de membros da Igreja passou de 13 milhões para aproximadamente 16 milhões de membros no mundo inteiro, e dezenas de novos templos foram anunciados e dedicados em todo o mundo. Em outubro de 2012, o Presidente Monson anunciou uma mudança na idade exigida para os missionários, o que resultou em um acréscimo de dezenas de milhares no número de missionários que servem no mundo inteiro, influenciando a vida de milhões de pessoas.

O Presidente Monson dedicou a vida ao serviço na Igreja. Ele se tornou o 16º Presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em 3 de fevereiro de 2008, após a morte do Presidente Gordon B. Hinckley. Antes disso, havia servido como conselheiro na Primeira Presidência com três presidentes da Igreja por mais de 22 anos.

“Quando Thomas S. Monson foi para a Primeira Presidência, ou quando se tornou o Profeta, creio que não perdeu o compasso da música nem mudou por pouco que fosse o seu estilo ou padrão em termos de como estende a mão para as pessoas, individualmente”, disse o Élder Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos. “Esse ainda é o seu estilo e o seu padrão; tem sido por toda a sua vida.”

Foi apoiado para o Quórum dos Doze Apóstolos em 4 de outubro de 1963 e ordenado apóstolo em 10 de outubro de 1963, com 36 anos. O Presidente Monson foi presidente da Missão Canadense da Igreja, sediada em Toronto, Ontário, de 1959 a 1962. Anteriormente, havia integrado a presidência da Estaca Temple View, em Salt Lake City, Utah, e servido como bispo da Ala Seis-Sete, dessa mesma estaca.

Thomas S. Monson nasceu em Salt Lake City, em 21 de agosto de 1927, filho de G. Spencer e Gladys Condie Monson. Estudou em escolas públicas de Salt Lake City e formou-se com louvor em administração de empresas pela Universidade de Utah, em 1948. Fez pós-graduação e serviu como membro do corpo docente da Faculdade de Administração de Empresas, na Universidade de Utah. Posteriormente, obteve seu diploma de MBA da Universidade Brigham Young. Em abril de 1981, a Universidade Brigham Young conferiu-lhe o título de Doutor Honoris Causa em Direito. Recebeu o título honorário de Doutor em Ciências Humanas pelo Salt Lake Community College, em junho de 1996, e também o título Honorário de Doutor em Administração de Empresas pela Universidade de Utah, em maio de 2007.

Serviu na marinha dos Estados Unidos, perto do fim da Segunda Guerra Mundial. Casou-se com Frances Beverly Johnson em 7 de outubro de 1948, no Templo de Salt Lake. Eles têm três filhos, oito netos e muitos bisnetos. Frances Monson faleceu em 20 de maio de 2013. A respeito de seu falecimento, o Presidente Monson disse, mais tarde: “Ela era o amor de minha vida, minha confidente leal e minha melhor amiga. Dizer que sinto saudades dela é muito pouco para transmitir a profundidade de meus sentimentos”.

Na vida profissional, o Presidente Monson destacou-se na área de editoração e artes gráficas. Em 1948, começou a trabalhar para o jornal Deseret News, onde serviu como executivo da divisão de propaganda e na Corporação das Agências Jornalísticas. Posteriormente, foi nomeado gerente de vendas do Deseret News Press, uma das maiores empresas comerciais de artes gráficas do Oeste dos Estados Unidos, galgando posições até chegar a gerente geral, cargo que exercia quando foi indicado para o Quórum dos Doze, em 1963. Serviu por muitos anos como presidente do conselho da empresa Deseret News Publishing Company. Foi presidente da Associação Comercial de Artes Gráficas de Utah e serviu como membro do conselho de diretores da maior associação comercial de artes gráficas dos Estados Unidos, a Printing Industries of America.

Desde 1969, o Presidente Monson faz parte do Conselho Executivo Nacional dos Escoteiros da América.

O Presidente Monson foi membro da Utah Association of Sales Executives [Associação dos Executivos de Vendas de Utah], do Salt Lake Advertising Club [Clube Publicitário de Salt Lake] e do Salt Lake Exchange Club [Clube de Intercâmbio de Salt Lake].

O Presidente Monson foi, durante muitos anos, integrante da Utah State Board of Regents [Junta de Regentes do Estado de Utah], que administra o ensino superior do Estado de Utah. Trabalhou também para a Associação de Ex-Alunos da Universidade de Utah.

Em dezembro de 1981, o Presidente Monson foi nomeado pelo Presidente Ronald Reagan para servir na Força-Tarefa do Presidente para Setores da Iniciativa Privada. Serviu nesse cargo até dezembro de 1982, quando o trabalho da força-tarefa foi concluído.

O Presidente Monson recebeu o prêmio de Ex-Aluno de Destaque da Universidade de Utah, em 1966. Recebeu também o prêmio Castor de Prata dos Escoteiros da América (1971), o prestigiado Búfalo de Prata (1978) e a mais alta honraria do escotismo internacional: o Lobo de Bronze (1993). Em 1997, recebeu o Prêmio Minuteman da Guarda Nacional de Utah, bem como o Prêmio Personalidade Masculina Exemplar da Universidade Brigham Young. Em 1998, ele e esposa receberam o Prêmio de Serviço Humanitário Contínuo das Irmãs de Caridade de St. Joseph Villa.

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.