Comunicado de Imprensa

Santos de Recife dão as boas-vindas a Élder Andersen em seu ministério no Brasil

O Apóstolo e sua esposa embarcam em um ministério de 9 dias, com reuniões no fim de semana com membros, líderes e missionários

 
RECIFE, Brasil

A voz de Laysse Ferreira embargou de emoção, ao relatar seus sentimentos por estar em uma reunião de treinamento de liderança no fim de semana, com Élder Neil L. Andersen, do Quórum dos Doze, no primeiro dia de seu ministério de nove dias no Brasil.

“Senti-me amada e envolta pelo Salvador, [e] que minhas orações foram atendidas ao vir para cá”, disse Ferreira, presidente da Sociedade de Socorro da Estaca Recife Brasil Imbiribeira, depois de ouvir Élder Andersen. “Ele testificou para mim mais uma vez que ele é um servo do Senhor e que quando ouvimos os servos do Senhor, ouvimos a voz do Salvador.

“Cristo me ama e tem confiança em mim e, saindo daqui, sei como compartilhar melhor esse amor com as irmãs que sirvo e com quem sirvo.”

Andersen-Brazil-2023
Andersen-Brazil-2023
Élder Neil L. Andersen, do Quórum dos Doze Apóstolos, discursa em uma conferência de liderança, com líderes de estacas e alas em Recife, Brasil, no sábado, 4 de março de 2023.
Download Photo

 
O Salvador, Sua Expiação, Seu evangelho e a importância de se estar na casa do Senhor estavam entre os tópicos ensinados por Élder Andersen, em quatro reuniões no fim de semana de 4 a 5 de março com membros, missionários e líderes em Recife, capital do estado de Pernambuco.

Em uma conferência especial de estaca no domingo, 5 de março, na sede da Estaca Recife Brasil, assim como fez em três reuniões no dia anterior, Élder Andersen disse que a investidura do templo ensina os santos dos últimos dias sobre o Salvador e seus convênios, e lhes oferece uma perspectiva da vida eterna.

Ele também disse aos participantes que, em preparação para o fim de semana, havia lido discursos proferidos por Presidente Gordon B. Hinckley e seu conselheiro na Primeira Presidência, Presidente James E. Faust, quando o Templo de Recife Brasil foi dedicado, em dezembro de 2000. E ele falou sobre suas experiências pessoais anteriores com a dedicação do Templo de Campinas Brasil, em 2002, e a rededicação do Templo de São Paulo Brasil, em 2004.

Élder Andersen está sendo acompanhado nesta viagem por sua esposa, a irmã Kathy Andersen, que falou aos missionários no sábado de manhã e depois na conferência especial de domingo na sede da Estaca Recife Brasil, que foi transmitida para as Estacas Recife Imbiribeira e Camaragibe Brasil. Juntando-se a eles em Recife estavam Élder Joni L. Koch, sua esposa, a irmã Michele Koch, e Élder Gustavo G. Resende, um Setenta de Área.

A atual visita de ministério no Brasil de Élder Andersen é uma espécie de retorno ao lar para ele e sua esposa, pois moravam aqui quando Élder Andersen serviu na presidência da Área Brasil Sul, de 2001 a 2005, presidindo os últimos anos. Em suas mensagens, ambos falaram de experiências e aprendizados daquela época e de sua convivência com os santos dos últimos dias brasileiros.

Na conferência de estaca, que durou 90 minutos no domingo, e após as mensagens dos Kochs, a irmã Andersen gentilmente dispensou a tradutora antes de começar seu discurso em português, relatando a designação anterior dos Andersen no Brasil e o privilégio de retornar mais uma vez ao belo país. Ela observou que seu marido havia lhe pedido para falar sobre o dízimo.

Ela enfatizou a importância de ensinar as crianças e os jovens desde cedo, a guardarem a lei do dízimo, citando as admoestações de Presidente Hinckley antes de relatar uma experiência pessoal.

Andersen-Brazil-2023
Andersen-Brazil-2023
A irmã Kathy Andersen, esposa de Élder Neil L. Andersen, discursa durante uma reunião com as missões Brasil Recife Norte e Brasil Recife Sul no sábado, 4 de março de 2023, em Recife, Brasil.
Download Photo

 
A irmã Andersen disse que foi ensinada quando jovem por sua mãe, sobre a importância do dízimo, criando um compromisso para toda a vida. Ela observou que, mesmo quando seus pais passaram por um período de inatividade, sua mãe continuou pagando o dízimo.

Élder e irmã Koch precederam os Andersen com breves testemunhos. Ao enfatizar a importância dos santos dos últimos dias estarem no mundo, mas diferentes do mundo, ele relatou uma experiência quando, como executivo de uma empresa, estava em um evento de negócios na Europa em que todos deveriam participar de um brinde comemorativo. Em vez disso, ele pediu suco de laranja, que não foi entregue, mas com o incentivo da irmã Koch, optou por ser diferente, nem mesmo erguendo um copo que estava perto.

Andersen-Brazil-2023
Andersen-Brazil-2023
Élder Joni L. Koch, Setenta Autoridade Geral e conselheiro na presidência da Área Brasil, discursa durante uma conferência especial multiestacas em Recife, Brasil, no domingo, 5 de março de 2023.
Download Photo

Em sua mensagem, Élder Andersen enfatizou que “o dízimo é a maneira como construímos templos”, bem como as merecidas bênçãos pessoais para nós mesmos. Ele falou sobre os atuais templos no Brasil e como uma vida digna de convênios e bênçãos do templo pode ajudar os santos dos últimos dias a “vencerem o mundo e nascerem de novo.”

Ele também citou Presidente Russell M. Nelson e sua mensagem da conferência geral de outubro de 2022, “Vencer o mundo e encontrar descanso”: “O que significa vencer o mundo?”, Presidente Nelson perguntou. “Significa que vencemos a tentação de nos preocuparmos mais com as coisas deste mundo do que com as coisas de Deus. Significa que confiamos mais na doutrina de Cristo do que nas filosofias dos homens. Significa que nos deleitamos na verdade, condenamos a mentira e nos tornamos ‘humildes seguidores de Cristo’. Significa que escolhemos nos abster de qualquer coisa que afaste o Espírito. Significa que estamos dispostos a abandonar até mesmo nossos pecados favoritos.”

Andersen-Brazil-2023
Andersen-Brazil-2023
Élder Neil L. Andersen, do Quórum dos Doze Apóstolos, lê um ensinamento de Presidente Russell M. Nelson publicado na Liahona, durante uma conferência multiestacas especial em Recife, Brasil, no domingo, 5 de março de 2023.
Download Photo

As mensagens do Apóstolo e seu ministério no fim de semana em Recife tocaram o coração de membros de todas as idades. Jackson Crane, de onze anos, falou sobre seu testemunho fortalecido após a manhã de sábado, 4 de março, se reunindo com os missionários das missões Brasil Recife Norte e Sul. Ele é um dos vários filhos que acompanham o presidente Mark D. Crane e a sister Cosette Crane, de Fort Collins, Colorado, ao presidirem a missão Recife Sul.

“Quando conheci Élder Andersen, tive um sentimento muito forte de que sabia que isso era verdade, sabia que ele é um Apóstolo e Profeta de Deus e que ele me ouvia”, disse Jackson Crane. “Ele falou com o Espírito e não precisou de papel; ele apenas falou o que lhe veio à mente e através do Senhor. Ele ensinou que não precisamos ser duros conosco mesmos; precisamos dar o melhor de nós e sabermos que o Senhor aceitará isso”.

Sessões de liderança no sábados à tarde

Élder Andersen presidiu duas reuniões de liderança na tarde de sábado: uma para presidentes de estaca e bispos, seguida por uma reunião de liderança que incluiu presidentes da Sociedade de Socorro, das Moças e da Primária e presidentes do quórum de élderes da ala e da estaca.

Andersen-Brazil-2023
Andersen-Brazil-2023
O presidente Fábio Escobar, da Estaca Recife Brasil, faz uma pergunta durante uma conferência de liderança do sacerdócio com Élder Neil L. Andersen do Quórum dos Doze Apóstolos, e bispos e presidentes de estaca de Recife e arredores, no sábado, 4 de março de 2023.
Download Photo

As duas reuniões incluíram uma seção de perguntas e respostas, com perguntas que foram desde a saúde emocional e distrações das redes sociais e da tecnologia até sobre instruções e dedicação de templos. Élder Andersen ajudou a destacar os benefícios e as bênçãos de nos concentrarmos no Salvador e em Sua Expiação e nos convênios que fazemos com Ele por meio de ordenanças.

“A Igreja está estabelecida, mas precisamos ministrar mais a nossos membros e a nossos jovens, em vez de apenas entretê-los”, disse ele. “Precisamos nos esforçar mais para prestarmos nosso testemunho em casa, em vez de apenas fazê-lo na Igreja. … Precisamos mais ministrar do que administrar. Precisamos de mais conversas sobre Jesus Cristo.”

Sobre os membros que enfrentam desafios e dificuldades em sua vida, Élder Andersen os convidou a considerarem as lutas desta vida, com a perspectiva da felicidade da vida eterna. Ele leu em Doutrina e Convênios 121 sobre a súplica de Joseph Smith ao Senhor na Cadeia de Liberty, quando os santos estavam tendo dificuldades nos primeiros anos da Igreja, bem como a descrição do paraíso e da felicidade encontrada em Alma 40:11–12.

“Nossa vida é muito curta e a eternidade é muito longa”, disse ele. “Aproveitem o pouco tempo que vocês estão aqui. Não se desesperem. Tudo vai dar certo para os justos, não há nada além de felicidade pela frente.

Andersen-Brazil-2023
Andersen-Brazil-2023
Élder Neil L. Andersen, do Quórum dos Doze Apóstolos, cumprimenta os líderes das estacas e alas de Recife e arredores, após uma reunião de liderança no sábado, 4 de março de 2023.
Download Photo

“Vivemos em um mundo muito perverso. Fazemos o melhor que podemos, mantemos nossa fé, guardamos nossos convênios e, quando cruzarmos o véu, esperamos ser dignos de entrarmos no paraíso.

Ele acrescentou: “Portanto, mantenham sua mente na beleza de sua vida eterna. Não se deixem envolver demais pelas dificuldades desta vida. Isso é muito mais fácil para mim dizer do que para nós fazermos. Mas nossa esperança em Cristo, nosso amor por Cristo, isso é o que move nossa vida. E eu lhes prometo, vocês não ficarão desapontados.”

O que os líderes disseram

A irmã Marta Caetano de Sá, consultora de organização da Área Brasil, se juntou a Élder Andersen, Élder Koch e Élder Resende para responder as perguntas na sessão de liderança, que incluiu membros das presidências da Sociedade de Socorro Moças e presidência da Primária, das alas e estacas.

“Senti que as irmãs estão buscando muita ajudar para poderem ajudar outras irmãs, porque os desafios que enfrentam agora são difíceis e elas precisam de orientação por causa das muitas dificuldades pessoais e familiares”, disse a irmã Sá.

“Elas têm que ser a luz em sua família e se segurarem na barra de ferro com ainda mais firmeza. Quando recebem orientação de um Apóstolo, se sentem mais fortes para enfrentarem esses desafios.

Presidente Fábio Escobar, presidente da Estaca Casa Amarela Recife Brasil, disse que sentiu o amor de Deus durante as mensagens de liderança do sacerdócio e se sentiu grato por ter um ambiente semelhante para envolver as irmãs na reunião combinada de liderança, por causa de seus papéis de liderança com mulheres, jovens e crianças. “Elas são uma bênção em nossa vida”, disse ele sobre as líderes, “Elas trazem força, trazem perguntas e trazem ensinamentos.”

Reunião missionária no sábado de manhã

No sábado de manhã, os Andersen e Kochs se reuniram com os missionários das missões Brasil Recife Norte e Brasil Recife Sul, se juntando para uma foto em grupo com cada missão antes de Élder Andersen, Élder Koch e outros líderes locais cumprimentarem pessoalmente cada élder e sister com um aperto de mão.

Aproximadamente 20 missionários de serviço locais participaram da reunião e tiveram sua própria foto separada com os Andersens e outros líderes.

Andersen-Brazil-2023
Andersen-Brazil-2023
Élder Neil L. Andersen, do Quórum dos Doze Apóstolos, caminha entre os missionários enquanto ensina em uma reunião especial com as missões Brasil Recife Norte e Brasil Recife Sul em Recife, Brasil, no sábado, 4 de março de 2023.
Download Photo

Élder Andersen havia pedido aos missionários que se preparassem para a conferência com as duas missões, lendo em um folheto de várias páginas de escrituras, os títulos “12 ensinamentos do Senhor Jesus Cristo” e “10 Testemunhos da Expiação de Jesus Cristo”. Ele convidou os missionários a concentrarem seu serviço missionário em ajudar os outros, e a si mesmos, a crerem e conhecerem a Cristo.

“Cada vez que vocês falam sobre Ele, oferecem a essas pessoas confiança em sua própria fé, e se vocês lhes derem confiança no que acreditam, mesmo que não se filiem à Igreja, vocês abençoarão suas vidas”, disse ele. “Deixem seu testemunho do Salvador ecoar em vocês todos os dias.”

Em uma reunião de liderança no final da tarde, Élder Andersen elogiou todos os missionários e sua rapidez em responderem sobre as escrituras do Novo Testamento e do Livro de Mórmon. “Eles estavam cheios de testemunho, tinham muito conhecimento e fiquei muito impressionado com eles”, disse ele sobre os missionários do Brasil, dos Estados Unidos e de outros países sul-americanos.

Entre cumprimentar os missionários e prestar um testemunho final em português, a irmã Andersen disse que vê as reuniões missionárias, quando viaja pelo mundo com o marido, entre as mais memoráveis e especiais.

“Há muita fé nesta sala, porque cada um de vocês fez algo muito notável, ao aceitarem o chamado de um profeta de Deus, para proclamarem o nome de Jesus Cristo”, disse ela. “E vocês exerceram sua fé não sabendo para onde seriam enviados, mas acreditando que, onde quer que seu Pai Celestial os enviassem, vocês serviriam.”

Andersen-Brazil-2023
Andersen-Brazil-2023
Élder Neil L. Andersen, do Quórum dos Doze Apóstolos, cumprimenta uma sister, assim como todos os missionários das duas missões sediadas em Recife, Brasil, antes de uma reunião no sábado, 4 de março de 2023.
Download Photo

O que os missionários estão dizendo

“Ao ouvir Élder Andersen, o Espírito me ensinou que, ao estudar a vida de Cristo, os ensinamentos de Cristo, podemos conhecê-Lo e ter um amor por Ele que é mais profundo do que nossos ossos”, disse a sister Emma Rowen de San Diego, Califórnia, servindo na missão Brasil Recife Sul. “Podemos realmente saber que Ele é nosso Salvador ao estudarmos sua vida.”

Sua companheira, a sister Jennifer Romero, natural da Bolívia e residente em São Paulo, Brasil, acrescentou: “Pude sentir o Espírito testificar do amor que o Salvador tem por mim, de que nunca me deixará sozinha, e de que Ele sempre, sempre terá este amor por mim em todos os momentos.”

Élder Talles Pereira, de Guaíba, Brasil, servindo na Missão Brasil Recife Norte, disse: “Aprendi por meio do Espírito que é somente por meio Dele que podemos obter a salvação e ajudar outras pessoas a obtê-la também.”

Seu companheiro, o élder Troy Hess, de Murrieta, Califórnia, acrescentou: “O Espírito me ensinou que é importante conhecer Jesus Cristo por meio das escrituras, para poder prestar um testemunho puro de Sua divindade e Expiação por meio dos ensinamentos que aprendemos e das escrituras.”

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.