Trabalho de História da Família avança no Maranhão

O gerente de Relacionamento do Family Search de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Mário Silva esteve entre os dias 8 e 10 de junho, na capital do Maranhão - São Luis, a fim de buscar parcerias com a Igreja Católica e órgãos públicos para a digitalização de documentos como certidão de nascimento, casamento e óbitos. Os registros servirão para acelerar o processo de pesquisa da História da Família e auxílar no trabalho de busca pelos antepassados.

Inicialmente com o objetivo de motivar mais os membros e amigos da Igreja de Jesus Cristo envolvidos nas pesquisas geneálogicas e indexação, foi feito um devocial especiall sobre História da Família, que contou com a presença de aproximadamente 100 pessoas. Durante a mensagem, Mário enfatizou a importância de ir ao resgate da História Famíliar e assim, poder  beneficiar todas as gerações, que nos antecederam e as que ainda virão.

No dia 9 de junho, começaram as visitas, primeiramente ao Arcebispo Dom José Belizário, da Arquidiocese de São Luis. O encontro foi bem proveitoso e o Arcebispo demonstrou grande interesse no projeto de digitalização. O gerente de Relacionamento do Family Search entregou ao Arcebispo um HD contendo vários arquivos já digitalizados. Na ocasião, Dom José Belizário apresentou Mário ao arquivista, Dionaton do Vale Oliveira, momento em que puderam trocar informações sobre o material doado à Igreja Católica.

A reunião seguinte, no Arquivo Público do Maranhão contou com a presença da historiadora Maria Helena Spindula e da professora da Universidade Estadual do Maranhão, Dra. Helidacy Maria Muniz Corrêa. Nesta conversa surgiu a parceria para digitalizar arquivos do século XVII e XVIII, proposta que animou muito Maria Helena quanto à preservação de vários arquivos referentes à história da formação do povo Ludovicensse. A Dra. Helidacy ficou encantada com o programa de pesquisa da História da Família e enfatizou: “Esse programa também vai facilitar demais as pesquisas históricas bibliográficas da universidade”.

Por último, o gerente do Relacionamento do Family Search esteve com a Desembargadora Nelma Sarney. Ela demonstrou bastante interesse pelo assunto e se admirou pela disposição da Igreja de Jesus Cristo em dar tanta atenção ao tema. Abraçou a causa e pediu à amiga e juíza, Dra. Oriana Gomes para conhecer o projeto e encaminhar os trâmites legais a fim de realizar as digitalizações nos Cartórios de todo o Estado do Maranhão.

Foram dias produtivos para o trabalho. Gentilmente o segundo conselheiro da Estaca São Luis, João Carlos Martins, e Luziane Passos, diretora de Assuntos Públicos da Estaca, acompanharam Mario Silva em todas as visitas, desta forma unindo forças para que todos os contatos fossem bem sucedidos. Todos os novos parceiros receberam kit com materiais sobre a  Igreja de Jesus Cristo.

Fonte: Luziane Passos, diretora de Assuntos Públicos da Estaca São Luis / Mário Silva, gerente de Relacionamento do Family Search.
Texto: Janete Monteiro Garcia, jornalista voluntária no Departamento de Assuntos Públicos