TV Tem (Globo) de Jundiaí produz matéria sobre Centro de História da Família

Uma equipe da TV Tem – afiliada da TV Globo Sorocaba -  realizou nesta terça-feira, dia 27 de agosto, uma reportagem sobre o Centro de História da Família (CHF), de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, em Jundiaí. Durante aproximadamente 3 horas os simpáticos repórteres Marcela Bordon e Cassio Marcelino colheram depoimentos e imagens a respeito de histórias interessantes dos antepassados de César Gava, Roberto Pires e Carmen Bonfarini.

A conversa girou em torno da questão comportamental, dando ênfase à importância da família. Ao recordarem o passado e suas origens, vieram à tona relatos inusitados e até emocionantes. Na pesquisa genealógica de Carmen Bonfarini, por exemplo, ela descobriu parentes que faziam parte da nobreza portuguesa. "O valor não está no dinheiro, mas sim naquilo que somos. Temos um pouco deles em nós, seja na força, na bondade, na coragem", ressaltou.

Já Roberto Pires contou sobre o avô que era um comerciante baiano, vendedor de armas, dentre outras coisas usadas, inclusive, pelo bando de Lampião. "Todos os comerciantes fecharam as portas com medo de serem atacados, quando a Coluna Prestes passou por aquela região. Meu avô foi o único que não fechou o comércio, assim ele foi o único que recebeu todo o pagamento pelas coisas que eles levaram”, afirma.

César Gava se emocionou ao falar do bisavô, que foi um dos primeiros taxistas em Jundiaí, quando o transporte de passageiros era feito com charrete. "Ele tinha contato com todos os motoristas da cidade, buscava as pessoas na estação ferroviária e as levava para os hotéis. Não cheguei a conhecê-lo, mas além de ter sido uma pessoa importante para a história da cidade, é importante para nossa família. Nós todos fazemos parte de uma família de trabalhadores e herdamos esse valor dele também". Emocionado, novamente, Gava mostra ao cinegrafista o jornal guardado falando da morte do bisavô. A manchete dizia: "Morre o velho Tripoli".

Ao gravar a passagem, momento em que a repórter aparece, Marcela saiu do corredor e entrou no CHF. Ela disse: Embora esteja ligado à uma religião, todas as pessoas podem usar os serviços aqui, de maneira gratuita, para iniciarem sua genealogia". Em seguida entrevistou o primeiro conselheiro da Estaca Jundiaí, Arnaldo Schioser falando de todos os recursos disponibilizados pela Igreja de Jesus Cristo para quem desejar fazer sua pesquisa genealógica.

A TVTem - Sorocaba é a rede de emissoras afiliadas à Rede Globo com a maior área de abrangência no Estado de São Paulo. Essa área abrange 22 municípios e tem potencial de atingir mais de 2 milhões de telespectadores. Confira os municípios de abrangência: Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra (*transmissão digital pelo canal 26), Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Capela do Alto, Iperó, Itatiba, Itu, Itupeva (*transmissão digital pelo canal 26), Jarinu, Jundiaí, Mairinque, Piedade, Porto Feliz, Salto, Salto de Pirapora, São Roque, Sorocaba (*transmissão digital pelo canal 26), Tapiraí, Várzea Paulista e Votorantim (*transmissão digital pelo canal 26).

A matéria, que deverá ir ao até o final da semana, ao meio dia pelo Telejornal Tem Notícias, informará ainda os horários de atendimento dos CHFs de Jundiaí, Sorocaba e Itu. Esta foi uma ocasião importante de fortalecer a imagem pública da Igreja de Jesus Cristo e mais do que isso, estreitar e fortalecer os laços de amizade com a equipe da televisão, que se sentiu muito à vontade entre os entrevistados e no espaço da capela.

Matéria relacionadas a esta visita já foram publicadas em jornais:

- Diário de São Paulo: clique aqui

- Bom Dia Jundiaí: clique aqui

Texto e Fotos: Janete Monteiro Garcia - diretora de Assuntos Públicos da Estaca Jundiaí