Você conhece alguém que está pensando em cometer suicídio? Um novo vídeo explica como perguntar, cuidar e relatar

Os recursos da Igreja podem ajudá-lo a auxiliar alguém em crise

Suicide helps
Pais, líderes e membros da Igreja são incentivados a familiarizar-se com a prática dos princípios de perguntar, cuidar e relatar quando uma crise envolvendo suicídio surgir. Por Külli Kittus.All rights reserved.
Download Photo

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias lançou um novo recurso de vídeo para que pais, líderes da Igreja e outras pessoas entendam melhor como reagir e ajudar alguém que esteja tendo pensamentos suicidas.

O vídeo “Prevenção ao suicídio: Como ajudar alguém em crise” instrui as pessoas a perguntar, cuidar e relatar.

Os santos dos últimos dias podem ter em mente o ato de responder e ajudar alguém que está tendo pensamentos suicidas a fazer parte do convênio que fizeram de “carregar os fardos uns dos outros, para que sejam leves”, “chorar com os que choram (...) e consolar os que necessitam de consolo” (ver Mosias 18:8–9).

Os sinais de alerta de suicídio e quaisquer ameaças de tentativa de suicídio são sérias, mesmo se você acha que a pessoa não esteja pensando seriamente em cometer suicídio ou que esteja apenas querendo chamar atenção.

1. Perguntar

Para oferecer apoio, o vídeo instrui as pessoas interessadas a perguntar diretamente à pessoa em risco se ela está pensando em cometer suicídio. Se a resposta for afirmativa, pergunte se eles planejam se ferir. Se necessário, ajude-os imediatamente a chegar ao pronto socorro mais próximo e a contatar uma linha de apoio para crises.

2. Cuidar

O segundo passo é cuidar e ouvir o que a pessoa tem a dizer. Dê tempo à pessoa e respeite o que ele ou ela desejar compartilhar. Pense na possibilidade de se oferecer para ajudar a criar um plano de segurança para prevenção de suicídio.

3. Relatar

A instrução final envolve incentivar a pessoa a dizer a alguém que possa oferecer maior apoio ou buscar mais ajuda.

O élder Erich W. Kopishckle, setenta autoridade geral, disse: “Aprender sobre doenças emocionais nos prepara para ajudar a nós mesmos e a outras pessoas que possam estar sofrendo. Conversas francas e honestas farão com que esse importante assunto receba a atenção que merece (…) Esses desafios geralmente invisíveis podem afetar qualquer pessoa” (“Falar a respeito de saúde emocional”, Conferência Geral de Outubro de 2021).

Pais, líderes e membros da Igreja são incentivados a se familiarizar e a praticar os princípios ensinados no vídeo, a fim de estarem preparados para quando uma crise surgir.

O vídeo está disponível em 39 idiomas e pode ser encontrado no aplicativo Biblioteca do Evangelho e on-line no site ChurchofJesusChrist.org na seção Ajuda para a vida dentro dos tópicos Suicídio e Como ajudar.

Para outros recursos da Igreja, veja a seção Ajuda para a vida no aplicativo Biblioteca do Evangelho ou on-line e selecione as páginas sobre Suicídio ou Saúde emocional.

Os recursos on-line também incluem links para linhas de apoio gratuitas com pessoas treinadas para ajudar. Uma pessoa não precisa estar prestes a se suicidar para ligar e conversar.

Se houver uma emergência imediata, não demore. Ligue para números de emergência locais.