A visitação pública do Templo de Salvador, de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos do Últimos Dias, inicia no dia 19 de agosto, com empresários, representantes do poder público, da sociedade civil e da mídia. Essa primeira etapa será realizada até o dia 22 de agosto, às 16h. O templo está localizado na Avenida Luis Viana Filho, 9636 (Avenida Paralela), Patamares.
Durante a visitação, os convidados terão a oportunidade de ser recebidos por membros da presidência da Área Brasil da Igreja e pelo élder Ulisses Soares — que é um apóstolo da Igreja, membro do Quórum dos Doze Apóstolos. Ele faz parte da liderança mundial da Igreja e estará em Salvador para receber os convidados e a imprensa.
- Salvador-Brazil-Temple
- Salvador-Brazil-Temple
- Salvador-Brazil-Temple
- Salvador-Brazil-Temple
- Salvador-Brazil-Temple
- Salvador-Temple
- Salvador-Brazil-Temple
- Salvador-Brazil-Temple
- Salvador-Brazil-Temple
- Salvador-Brazil-Temple
- Salvador-Brazil-Temple
1 / 2 |
O tour guiado passará pelas principais salas nas quais são realizadas cerimônias sagradas, como o casamento eterno, que tem, para os membros da Igreja de Jesus Cristo, o significado de que os relacionamentos familiares podem ser perpetuados além da morte. Serão visitadas também salas de instrução e o batistério, sala das noivas, entre outras. Todos os espaços do templo, incluindo os belos jardins, representam, para aqueles que frequentam o local, uma fonte de paz, consolo e inspiração diante das preocupações da vida.
A construção começou a ser erguida em agosto de 2021. Esse é o 11º edifício sagrado da Igreja de Jesus Cristo que entra em funcionamento no Brasil. No mundo, atualmente são 350 templos: Dedicados, em construção ou anunciados. No Brasil, há outros 12 templos que foram anunciados ou estão em construção nas cidades de Belo Horizonte, Ribeirão Preto, Londrina, São Paulo Leste, Vitória, Maceió, Santos, Vitória, Teresina, Natal, João Pessoa e Florianópolis.
Visitação aberta à comunidade
A visitação pública, para a qual toda comunidade é convidada, tem início no dia 22 de agosto e se encerra no dia 7 de setembro, seguindo o mesmo modelo descrito anteriormente. No primeiro dia, 22, as visitas podem ser feitas das 17h às 21h. Já no restante desse período, até o dia 7 de setembro, os visitantes poderão conhecer o local de segunda a sexta-feira, aos sábados e feriados, das 9h às 21h. Não há visitação aos domingos.
Os templos diferem das capelas da Igreja. Nas capelas, que são abertas a todos, acontecem as cerimonias e atividades semanais da Igreja. Já nos templos, acontecem outras cerimônias, e apenas os membros podem frequentá-lo após o período de visitação pública. Portanto, este é um momento único em que toda a população poderá visitar e conhecer o templo.
Aspectos arquitetônicos e de sustentabilidade na construção do Templo de Salvador
A arquitetura do edifício é inspirada no estilo colonial português, que está presente em várias edificações no centro da capital baiana. Algo peculiar em seu design é que todas as suas salas possuem janelas com vitrais fabricados e confeccionados em placas de vidro branco, suporte de metal que prende as peças coloridas cortadas uma a uma e coladas milimetricamente, formando o desenho de folhas e flores.
A flor homenageada nos vitrais desse templo é a flor do Mandacaru, que simboliza a resistência do povo dessa região do Nordeste, assim como a flor tem a capacidade de sobreviver em terras áridas e em meio à seca e ao excesso de calor. Sua floração ocorre durante a primavera, mas as flores desabrocham durante a noite e duram apenas até o amanhecer do próximo dia. A representação dessa planta está presente na mobília, nos tapetes, nos altares e nas calçadas externas do templo.
O templo é um edifício revestido de pedra de granito na cor Branco Ceará, que é uma das rochas mais resistentes e de baixa absorção de água, podendo, portanto, ser usada tanto na área externa quanto interna. Possui manchas espaçadas e naturais em tons de cinza e preto. É um granito nobre e com jazida mais escassa. O granito brasileiro especificado para a fachada apresenta um agradável aspecto branco e é usado principalmente em outros templos, incluindo os de Fortaleza, Rio de Janeiro, Recife e Campinas.
A torre centralizada lembra o estilo arquitetônico colonial português presente no centro histórico da cidade de Salvador. A 121 metros de altura do grau de acabamento, a torre captura o olhar de quem passa pela rodovia em frente ao local. Ao todo, são cerca de 6,4 mil metros quadrados construídos e mais 4 mil de área de preservação ambiental com 8,2 mil metros quadrados de paisagismo.
Nesse aspecto de sustentabilidade, destaca-se que esses edifícios especiais de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias são construídos segundo os mais avançados conceitos tecnológicos, que buscam aumentar a eficiência energética e reduzir os impactos ambientais. No projeto da fundação dos 18 mil m² da propriedade do Templo de Salvador, todos os sistemas vitais ao funcionamento do prédio funcionarão de maneira integrada, otimizando assim o uso de energia e de recursos hídricos a fim de preservar a qualidade da água e do ar na região em que se encontra.
Em relação ao paisagismo, uma vez que durante a terraplanagem do terreno muitas plantas nativas do entorno foram soterradas, foi feito o replantio de mais de três mil mudas dessas plantas com a preocupação de não prejudicar o meio ambiente e de preservar as espécies. O desenho paisagístico é derivado de pesquisas e estudos sobre clima local, material vegetal nativo e vegetação bem adaptada adequada às condições ambientais locais. O desenho da paleta de plantio também teve como base uma visita regional aos viveiros locais e aos parques urbanos de Salvador. Paisagistas locais foram contratados para selecionar plantas e elementos que prosperassem no clima local e atendessem às expectativas da Igreja em relação à manutenção e aparência.
Um componente interessante ainda relacionado à decoração encontra-se nas paredes. Os quadros trazem paisagens que lembram pontos turísticos de Salvador, como a Praia de Itapuã. Outros temas retratam histórias do evangelho, sendo que dois deles foram produzidos especificamente para o Templo de Salvador e servirão como inspiração para outros futuros edifícios sagrados que serão construídos ao redor do mundo. Ao participarem do tour no templo, os visitantes poderão ter acesso a todas essas informações.
Localização e geração de emprego
O templo está localizado na Avenida Luís Viana Filho, mais conhecida como Avenida Paralela ou, simplesmente, Paralela. Com pouco mais de treze quilômetros de extensão, a Paralela liga a região do Iguatemi ao bairro de São Cristóvão, nas proximidades do Aeroporto e da divisa de Salvador com o município de Lauro de Freitas.
Nessa via, encontram-se importantes polos atratores de fluxo, como o Parque Tecnológico da Bahia, o Estádio de Pituaçu e o Centro Administrativo da Bahia (CAB). Às margens da Paralela está uma das mais importantes áreas ambientais da cidade, abrigando espécies em extinção da fauna e flora.
Ao longo da avenida, circula a linha do metrô de Salvador, com estações próximas ao lado direito e esquerdo do templo, além das linhas do transporte municipal. O Shopping Paralela e o Campus universitário UNIFTC (Faculdade de Tecnologia e Ciência) também ficam a poucos metros do templo.
Outro fator importante está relacionado ao desenvolvimento da economia local. Nesse período, foram contratadas direta e indiretamente 44 empresas, com a geração de 1.412 empregos.
Os templos da Igreja de Jesus Cristo
O Templo de Salvador compara-se a outras dez construções da Igreja que têm a mesma finalidade. Os demais templos estão localizados nas cidades São Paulo, Recife, Porto Alegre, Campinas, Curitiba, Manaus, Fortaleza, Belém, Brasília e Rio de Janeiro. Com a dedicação do Templo de Salvador, os membros da Igreja de Jesus Cristo da região, que se deslocavam longas distâncias para frequentar um templo, não precisarão mais viajar por várias horas a fim de chegar à Casa do Senhor para realizar convênios sagrados com Deus.
Milhares de fiéis da Bahia e de três outros estados (Minas Gerais, Pernambuco e Sergipe) fazem parte geograficamente desse distrito do templo. Após a dedicação, eles participarão de caravanas para frequentarem o templo e realizarem os serviços de adoração e as cerimônias que acontecem nesse local sagrado. Em certo aspecto o turismo regional será impactado de modo positivo.
Serviço para a imprensa
Visita prévia e exclusiva para a imprensa:
Segunda-feira, 19 de agosto de 2024 – 9h às 17h
Avenida Luis Viana Filho, 9636 (Avenida Paralela), Patamares.
Contato: Nei Garcia – 11 98467-4999 (Whatsapp)
Janete Garcia – 11 96916-4333 (Whatsapp)
A partir do dia 19 de Agosto - Fotos Internas disponíveis no site:
https://noticias-br.aigrejadejesuscristo.org/
Para mais informações sobre os templos, acesse https://www.churchofjesuschrist.org/temples?lang=por