covid-19-worship-latter-day-saints.jpg

A Igreja apresenta diretrizes para o aumento seguro das atividades durante a pandemia da COVID-19

As conferências de estaca (a partir de novembro de 2020) e as reuniões semanais de adoração (a partir de agora) podem ser retomadas de várias maneiras, à medida que as circunstâncias locais permitirem

A Primeira Presidência de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias apresentou novas diretrizes a fim de ajudar os líderes e membros da Igreja a aumentar de maneira segura o envolvimento nas reuniões de adoração e em outras atividades durante a pandemia da COVID-19.

A Presidência da Área, sob a direção da Primeira Presidência e do Quórum dos Doze Apóstolos, tem a tarefa de aprovar as reuniões e atividades em sua área. A carta da Primeira Presidência menciona que, a partir de novembro de 2020, conferências de estaca podem ser realizadas virtualmente ou com distanciamento social cauteloso. O documento anexo à carta diz que as reuniões semanais de adoração podem ser retomadas imediatamente, dependendo das condições locais.

“Em tempos difíceis,” diz o anexo, “os discípulos de Jesus Cristo continuam a segui-Lo ao participar de Sua obra de salvação e exaltação”. Essa obra segue avante em todas as circunstâncias. Como as condições locais variam, o anexo inclui quatro princípios fundamentais para ajudar os líderes e os membros a administrar melhor a Igreja. Esses princípios, bem como sua aplicação, são apresentados abaixo.

“Somos gratos pelos padrões de ministração inspirados e pelos esforços centralizados no lar e apoiados pela Igreja, que permitem que a obra do Senhor prossiga adiante em meio às condições atuais”, disse a Primeira Presidência.

Lembrar-se dos membros pelo nome e nutri-los de forma espiritual e temporal (ver Morôni 6:4–5)

As reuniões de presidência e de conselho, tanto de adultos como de jovens, podem ser realizadas virtualmente ou de maneira segura presencialmente, conforme as condições locais permitirem.

Fortalecer os membros e ajudá-los a carregar seus fardos (ver Mosias 18:1–11; Doutrina e Convênios 20:47, 59)

Os líderes podem continuar a ministrar e a realizar entrevistas de ministração com os membros. Além disso, adotando práticas seguras, sob a direção do bispo, eles podem administrar regularmente o sacramento na casa daqueles que desejarem recebê-lo.

Elevar uns aos outros e criar união por meio de atividades (ver Mosias 18:21; Doutrina e Convênios 121:9)

As reuniões de jovens, as atividades e os projetos de serviço podem ser realizados virtualmente ou de maneira segura presencialmente, conforme as circunstâncias locais permitirem. Elas podem acontecer nos domingos ou em outros dias. Os líderes são incentivados a ajudar os jovens a se conectarem e crescerem por meio do novo programa da Igreja Crianças e Jovens. As pessoas que têm filhos mais novos podem continuar a usar os recursos da Igreja para as crianças com idade da Primária.

Reunir os membros com frequência para jejuar, orar e falar a respeito do bem-estar de sua alma (ver Alma 6:6; Morôni 6:6)

Dependendo das condições locais e com a supervisão do bispo, as reuniões sacramentais semanais podem ser realizadas virtualmente, de maneira segura presencialmente ou por um método híbrido  transmissão virtual e presença física. As transmissões não devem ser gravadas. Os líderes também devem apoiar os membros que precisam continuar a adorar em casa.

Como a transmissão não permite que as pessoas que estão assistindo participem do sacramento, os líderes são incentivados a planejar uma transmissão ininterrupta. Isso pode ser feito iniciando a transmissão antes ou depois de servir o sacramento.

Os líderes da Igreja desejam que o maior número possível de membros tenha a oportunidade de participar do sacramento da ceia do Senhor — presencialmente e por meio de portadores do sacerdócio autorizados.

Além de seguir esses quatro princípios, os membros da Igreja em todo o mundo podem continuar a consultar dois documentos publicados anteriormente em abril de 2020 e atualizado sem junho:

Princípios administrativos em tempos difíceis

Instruções para ordenanças essenciais, bênçãos e outras atribuições da Igreja

Instruções adicionais sobre reuniões e atividades na Área Brasil

Em carta publicada pela Presidência da Área Brasil esclarecimentos adicionais sobre a aplicação dessas diretrizes foram apresentadas:

• As estacas e os distritos que já receberam a aprovação formal para a retomada das reuniões estão também autorizados a realizar as reuniões no formato híbrido (presencial, com transmissão).
  • As estacas e os distritos que ainda não receberam a aprovação formal da Presidênciada Área para a retomada das reuniões deverão continuar seguindo o processo existentede solicitação para reabertura.

A carta também instrui que os presidentes de estaca devem continuar a solicitar a autorização para o retorno às reuniões e à atividades da Igreja à Presidência da Área pelo seguinte e-mail: fabioalacerda@churchofjesuschrist.org.