Integrantes do Projeto Árvore Judaica são recebidos no Escritório da Igreja

Falar dos laços familiares, assim como envolver-se na busca dos antepassados aproxima as pessoas, move à ação e fortalece os elos. Esse foi o sentimento partilhado por todos os presentes durante o encontro entre representantes de História da Família de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e membros do Projeto Árvore Judaica, que há 11 anos sob a coordenação de Franklin Kuperman, faz pesquisa genealógica para descobrir as origens judaicas. O grupo composto por Gabriela Rottgen, também membro da comunidade judaica, Diogo Pina e Paulo Francisco esteve nos escritórios da Igreja na tarde da terça-feira, dia 22 de janeiro.

A visita foi dividida em três etapas: na primeira delas os convidados conheceram ferramentas e recursos desenvolvidos pela Igreja e receberam instruções sobre o amplo trabalho desenvolvido nesta área para levar adiante a causa. Membros do Departamento de Assuntos Públicos apresentaram alguns projetos sociais que a Igreja realiza, como o Programa Mãos Que Ajudam. Ainda nessa etapa, assistiram o Filme - A Montanha de Granito, a fim de conhecer um pouco do local – “Cofre de Registros” - construído na década de 60, nas montanhas próximo a Salt Lake City, para armazenar a maior coleção de registros genealógicos existentes no mundo. Na sequência eles visitaram o Centro de História da Família (CHF) e tiveram um tempo destinado a esclarecer dúvidas. Após, receberam materiais sobre a Igreja e seus programas.

Ao término da apresentação do filme, Gabriela comentou: “Parabéns! Estou emocionada com a grandiosidade de tudo aqui. Impressionante”. Ao se despedir, de forma humilde, expressou: “Aprendemos uma lição tanto de vida, como de genealogia. Não temos palavras para expressar o quanto vocês estão evoluídos no mundo nessa parte de informática, e quanto mais precisamos aprender com vossos colaboradores sobre o assunto”. Na ocasião ainda foram convidados a participar da Conferência Iberamericana de Genealogia, que será sediada em setembro deste ano, em Salt Lake City. Gabriela informou: “Obrigada pelo convite. Vamos nos preparar com o objetivo de enviar pessoas capacitadas a esse evento”.

Recepcionaram os visitantes Fábio Falcão Lucas, gerente de Suporte de História da Família, Adriana Weber, consultora de Pesquisa do Family Search para o Brasil e Leles dos Santos Júnior, diretor do Centro de História da Família (CHF) da Estaca Jaraguá/São Paulo.

Adriana Weber concluiu: “Esse é o primeiro de muitos encontros que a Igreja pretende realizar com entidades no Brasil que atuam na área”.

Cofre de Registros:

O cofre guarda mais de 3.5 bilhões de imagens em microfilmes, microfichas e mídia digital. Atualmente, a Igreja está em processo de digitalização de microfilmes e disponibilizando esses registros digitais no site www.familysearch.org.

Assista o vídeo:

Texto e fotos: Janete Garcia Monteiro – jornalista voluntária no Departamento de Assuntos Públicos