PTH_PRJ7960162_YouthMusicFestival_ShowFlow_031021_Review_1-PRORES.mov.01_00_13_29.Still035.jpg

Resumo do Festival de Música de 2021

O presidente Nelson participou do show virtual tocando piano em uma versão pré-gravada do hino “Juventude da Promessa”. O programa está disponível em vários idiomas.

“Ouvimos músicas maravilhosas hoje. Espero que elas tenham fortalecido seu amor por Jesus Cristo e aumentado seu desejo de participar de Sua ‘grande obra’”, disse o presidente Russell M. Nelson, ao término do Festival de Música dos Jovens de 2021, que foi exibido na quarta-feira, dia 17 de março de 2021.

Durante o show centralizado em Cristo, membros e amigos da Igreja assistiram às apresentações virtuais de santos dos últimos dias de todo o mundo e ouviram mensagens dos líderes da Igreja, inclusive do presidente Nelson.

O evento foi apresentado em inglês, espanhol, português, francês, alemão, italiano, russo, japonês, coreano, mandarim, cantonês e na Língua Norte-Americana de Sinais (ASL).

Em sua mensagem, o presidente da Igreja chamou os jovens membros da Igreja de “juventude da promessa (em referência ao hino) e falou sobre a “profunda influência” que a música teve em sua vida.

“A música me anima em dias tristes e me ajuda a sentir alegria em outras ocasiões.”, disse ele. “Também descobri que ouvir músicas edificantes é uma das melhores maneiras de sentir o Espírito e ouvir a voz do Senhor.”

A programação incluiu músicas do álbum do tema dos jovens de 2021 e exibiu apresentadores e artistas do Brasil, do Caribe, da Alemanha, da África do Sul, da Nova Zelândia, das Filipinas e dos Estados Unidos.

O tema dos jovens da Igreja de 2021, “Uma Grande Obra” (Doutrina e Convênios 64:33–34), foi a ênfase das mensagens do programa, que teve duração de 50 minutos. Tanto os líderes da Igreja quanto os jovens se concentraram em como a geração mais jovem pode trazer esperança ao mundo ao convidarem outras pessoas a acreditarem em Jesus Cristo.

“O milagre da morte e da Ressurreição de Jesus Cristo é o tema deste evento. Juntos, vamos ouvir músicas e testemunhos para celebrar o poder de Sua Expiação e participar de Sua grande obra”, disse Tyla Tuala, de Auckland, Nova Zelândia, que ajudou a apresentar o festival musical.

YMF-1Download Photo

De tambores do Batalhão Maori a guitarras, os artistas internacionais usaram uma variedade de instrumentos para tocar músicas que se concentram na fé no Salvador.

“Espero que as pessoas que estejam assistindo sejam capazes de sentir o Espírito; de seguir adiante e ser capazes de agir por aquilo que elas acreditam ser verdade”, disse Patch Crowe, um cantor de Bountiful, Utah, que cantou “Eu acredito”.

“Estamos nos unindo como mundo e seres humanos, e acho isso incrível”, disse Emily Bea, uma artista de Lehi, Utah.

Além de diferentes estilos musicais que refletem os membros da Igreja em todo o mundo, os membros que assistiram ao festival de música do evangelho participaram de visitas interativas, conduzidas por jovens, em um local histórico da Igreja em Palmyra, Nova York; na área externa do templo de Campinas Brasil e na primeira capela da Igreja em Makati, Metro Manila, Filipinas.

“A grande obra do Pai Celestial começa aos poucos. Tudo começa em bairros e cidades, como esta, em todo o mundo”, disse Nicholas Shigekiyo, de Campinas, Brasil, que convidou os espectadores da transmissão a segui-lo para ver o templo da cidade.

YMF-4Download Photo

“Amo o templo, porque me lembra de que sou um filho amado de Deus, que meu Pai Celestial tem um plano para mim e que Ele confia em mim para realizar Sua grande obra.”, disse ele.

Os jovens santos dos últimos dias também apareceram em mensagens de vídeo pré-gravadas para falar sobre o que fizeram para vencer desafios pessoais durante a pandemia, bem como ideias sobre como convidar outras pessoas a encontrar esperança por meio do Salvador.

Keon Serrano, de Manila, Filipinas, explicou que, quando as precauções de segurança da Covid-19 limitou as oportunidades de adoração presencial em sua capela local, isso afetou seu bem-estar emocional.

“Se você se sente deprimido, se luta contra a depressão ou ansiedade (...) [Deus] nos deu líderes da Igreja, familiares, amigos e profissionais que podem ajudá-los a lidar com sua dor. E, o mais importante, Ele enviou Seu Filho, Jesus Cristo”, disse Keon Serrano.

“Vocês nos inspiraram”, disse a irmã Bonnie H. Cordon, presidente geral das Moças, em uma mensagem transmitida do Centro de Conferências em Salt Lake City, Utah. “Nosso Pai Celestial deu a vocês dons e talentos necessários para abençoar outras pessoas agora.. Mesmo durante essa pandemia, vocês tem proporcionado alegria e luz em todos os lugares onde estão.”

O irmão Steven J. Lund, presidente geral dos Rapazes, também compartilhou sua admiração pelos jovens da Igreja. “Os acontecimentos do ano passado foram difíceis e mudaram a maneira como participamos da obra de Deus, mas não pararam ou desaceleraram o trabalho”, disse o irmão Lund. “Em todo o mundo, vocês estão fazendo a diferença.”

YMF-10Download Photo

Ao término do evento, o presidente Nelson apareceu em um vídeo pré-gravado com uma mensagem para os jovens e depois tocou o hino “Juventude da promessa” no piano. Depois, a melodia do último hino mudou para um arranjo final de santos dos últimos dias que acompanharam o presidente.

Como assistir

A transmissão gravada já está disponível para visualização no site YouTube.com/c/JovensdaIgrejadeJesusCristo, na página de transmissões ao vivo da Igreja e na coleção de música na Biblioteca do Evangelho (online e no aplicativo).A BYUtv fará uma retransmissão do evento no domingo, dia 21 de março de 2021.