ChristWithChildren.jpeg

Veja a atualização de março de 2021 do Manual Geral

75% do manual em inglês já foi revisado

A revisão da versão em inglês do Manual Geral de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, que teve início em fevereiro de 2020, já está 75% concluída. As últimas atualizações foram publicadas no dia 31 de março de 2021. Elas abrangem quatro capítulos reescritos e outros sete com seções acrescentadas ou revisadas.

General Handbook coverDownload Photo

O conteúdo em inglês está disponível ao público tanto online quanto no aplicativo Biblioteca do Evangelho. As versões em outros idiomas serão apresentadas nos próximos meses. Partes traduzidas das atualizações anteriores do manual foram publicadas em outubro e novembro de 2020 e em janeiro de 2021. Espera-se que todo o manual em inglês seja atualizado até o final deste ano.

Os capítulos reescritos se alinham com a estrutura orientadora do manual no que diz respeito ao trabalho de salvação e exaltação. Esse trabalho inclui (1) viver o evangelho de Jesus Cristo, (2) cuidar dos necessitados, (3) convidar todos a receber o evangelho e (4) unir as famílias para a eternidade. O conteúdo também foi simplificado, reduzido e está mais adaptável para congregações de todos os tamanhos em todo o mundo. Os capítulos reescritos recentemente estão listados abaixo.

• Capítulo 6: “O bispado”. Este capítulo era chamado anteriormente de “Liderança da ala”. O nome foi alterado para refletir melhor o conteúdo do capítulo. Ele resume as responsabilidades do bispo no trabalho de salvação e exaltação.
  • Capítulo 23: “Compartilhar o evangelho e fortalecer os membros novos e os membros que retornam”. Este capítulo concentra-se em amar as pessoas e compartilhar o evangelho de Jesus Cristo.
  • Capítulo 24: “Serviço missionário e recomendações para o serviço missionário”. Este capítulo inclui diretrizes atualizadas sobre a preparação e a qualificação para o serviço missionário.
  • Capítulo 29: “Reuniões da Igreja”. Este capítulo inclui breves resumos sobre cada tipo de reunião que a Igreja realiza. Também explica que os bispos e presidentes de estaca podem autorizar a transmissão de reuniões e a realização de reuniões virtuais quando apropriado.

Outros conteúdos novos e atualizados

Um novo item sobre vacinas (38.7.13) dá nova ênfase à orientação que a Primeira Presidência tem dado constantemente desde 1978. “As vacinas administradas por profissionais médicos competentes protegem a saúde e preservam a vida”, diz o manual. “Os membros da Igreja são incentivados a proteger a si mesmos, a seus filhos e à sua comunidade por meio da vacinação.” (Ver também este artigo de janeiro de 2021 sobre os líderes da Igreja que estão recebendo a vacina contra a Covid-19.)

Uma nova seção sobre fraude por afinidade (38.8.2) foi acrescentada. Ela diz que a prática de usar a amizade ou uma posição de confiança para tirar vantagem financeira de outra pessoa é “uma traição vergonhosa da confiança e da fé. Seus autores podem estar sujeitos a acusações criminais. Os membros da Igreja que cometem fraude por afinidade também podem enfrentar restrições ou a remoção de sua filiação à Igreja. (…) Os membros não podem dizer ou dar a entender que seus negócios são patrocinados ou endossados pela Igreja ou que representam a Igreja ou seus líderes.

Uma norma acrescentada sobre preparação extrema ou sobrevivência (38.8.16) aconselha os santos dos últimos dias a serem sábios na busca de autossuficiência e em sua preparação para emergências. A Igreja desaconselha “a preparação extrema ou excessiva para possíveis eventos catastróficos. (…) Os esforços para se preparar devem ser motivados pela fé, não pelo medo. Os líderes da Igreja têm aconselhado os membros a não contrair dívidas para estabelecer o armazenamento de alimentos. Em vez disso, os membros devem estabelecer um estoque de armazenamento e uma reserva financeira ao longo do tempo.

Uma nova seção foi acrescentada sobre o respeito à restrições locais para se compartilhar o evangelho (38.8.37). Ela explica que os missionários da Igreja “servem somente em países onde são oficialmente reconhecidos e recebidos pelo governo local. A Igreja e seus membros respeitam todas as leis e exigências com relação ao trabalho missionário. Em algumas partes do mundo, os missionários são enviados somente para prestar serviço humanitário ou para outras missões especializadas. Esses missionários não fazem proselitismo. A Igreja não envia missionários para alguns países”.